Editora Reflexão

Autores


Limpar

ALBERTO CIPINIUK

Possui Licenciatura com Habilitação Plena em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Filosofia Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Libre de Bruxelles (1990). Professor Associado e aposentado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: campo do design, design, historia social da arte, comunicacao visual e representação social da imagem.

ELIANA YUNES

Possui graduação em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga (1976), em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com pósdoutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.e professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. Tem experiência na área de educação, politicas públicas,administração cultural e teologia, atuando principalmente na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou pra a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de leitura (Proler) é assessora do Cerlalc/Unesco e comparte a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil.

ERNESTO RODRIGUES

Ernesto Rodrigues, 60 anos, ocupou o cargo de ombudsman da TV Cultura de São Paulo entre julho de 2008 e julho de 2010, analisando conteúdos jornalísticos, culturais e educacionais de forma autônoma e sem estar subordinado a qualquer instância hierárquica da emissora. Professor de Jornalismo da PUC-Rio e autor-organizador do livro “No próximo bloco – O jornalismo brasileiro na TV e na Internet” (Editora PUC-Rio, 2005), Ernesto atuou nas redações de O Globo, Jornal do Brasil, IstoÉ e Veja antes de ir para a TV Globo, onde foi editor do Jornal da Globo e do Jornal Nacional, diretor de programas do Globo Repórter, chefe da sucursal da emissora em Londres, diretor-executivo do Fantástico e chefe de redação em São Paulo. Lançou, em 2004, pela Editora Objetiva, Ayrton, o herói revelado, biografia do piloto Ayrton Senna e, em 2007, pela Editora Record, o livro Jogo Duro – A história de João Havelange . Formado em Jornalismo pela PUC de Belo Horizonte (1977), Ernesto é sócio-diretor da produtora carioca Bizum. Em 2013, dirigiu o documentário “Conversa com JH”, selecionado para o Festival do Rio e para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

FERNANDO PESSOA (1888 - 1935)

Fernando Antonio Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa em junho de 1888, e faleceu nessa cidade em 1935. Deixou uma vasta obra que foi reconhecida após sua morte, onde constam livros que se tornaram referência, Mensagem, O Livro do Desassossego, etc.

Juntamente com Luís de Camões e José Saramago é justamente reconhecido como uma das glórias da literatura portuguesa.

Image07

Flavia Gamonar é Licenciada em Letras Português/ Espanhol pela Universidade do Sagrado Coração, Mestra em TV Digital e aluna do Programa de Doutorado em Mídia e Tecnologia da Unesp de Bauru/SP. Atua como professora em cursos de pós-graduação, ministrando disciplinas de marketing, produção de conteúdo, empreendedorismo, inovação e gestão de carreira. Foi selecionada como LinkedIn Top Voices pelo destaque aos artigos produzidos na plataforma e em 2018 atuou em um projeto com o LinkedIn na Áustria. Ganhou o Prêmio Digitalks em Content Marketing em 2017 e é coautora do livro “Disruptalks: carreira, empreendedorismo e inovação em uma época de mudanças rápidas”, também publicado pela Editora Reflexão. Deixou seu emprego para empreender e hoje sua empresa é focada em aulas, treinamentos in company, palestras e produção de conteúdo para marcas.

Image07

Professor Universitário da FCRS, FAECE e FAFOR, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor e Mestre em Direito Internacional pela Universidad Autonoma de Asuncíon (UAA) e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

GLAUTER JANNUZZI

Mestre em Engenharia de Sistemas e Comércio Eletrônico (IME), MBA em Gestão Empresarial (FGV), Bacharel em Ciências da Computação (UNESP), apaixonado por Tecnologia, Inovação, Transformação Digital, Startups, Empreendedorismo, Educação Financeira, Coaching, Gestão de Pessoas, Vendas e Marketing, É o idealizador (junto com muitos amigos) do Vale Digital, cuja capital é Volta Redonda/RJ.

 

Desde 2007 atua pela Microsoft, onde já passou pelas áreas de Serviços, Marketing e Vendas. Atualmente é Executivo de Soluções de Inovação e Computação em Nuvem. Fundador da startup social Atitude Infinita que visa levar conhecimentos de empreendedorismo, tecnologia e inovação para universidades e escolas, através de aulas disruptivas onde profissionais de diversas indústrias interagem com alunos. É co-fundador da FlirtAR, uma startup do Vale do Silício com conceitos inovadores e uso intenso de Realidade Aumentada.

 

Certificado em Gerência de Projetos (PMP), Gestão da Qualidade (Black Belt -  Lean Six Sigma e ITIL), Métricas de Softwares (IFPUG), Proficiência em Inglês Comercial (TOEIC) e Espanhol.

JANSEN VIANA

Álvaro Jansen Viana da Silva é administrador de empresas e teólogo. É autor dos livros “É preciso saber amar”, “Como tomar decisões”, ”Conterrâneos” e “Coleção Ceará e Cearenses”. É autor premiado nos concursos: AFBNB 1o. lugar. (Crônicas); CAPEF 2º. Lugar (Crônicas); Antologia literária do BNB Clube. Teve quatro aprovações de projetos literários no Programa Cultura da Gente do BNB e seus livros foram catalogados no Anuário Literário do Ceará. Editado pela SECULT (Secretaria de Cultura do Ceará).


Limpar